Acredito que a generalidade das pessoas, possam nascer com o potencial de se tornarem empreendedoras, embora alguns desenvolvam esse potencial e outras não.
O empreendedorismo envolve assim a capacidade de identificar oportunidades, assumir riscos, inovar e criar valor através da criação e gestão de negócios ou projetos.
A palavra deriva do francês entre e prender, que significa algo como “estar no mercado entre o fornecedor e o consumidor”.
O conceito de empreendedorismo, apesar de ter assumido um boom mediático, é na realidade um termo que existe desde séc. XVIII, pelo economista francês Richard Cantillon (in Empreendedorismo e inovação, soumodip sarkar). Contudo, foi no séc. XX que o conceito empreendedorismo se estendeu popularmente pelo economista Joseph Schumpeter com base no livro “Teoria do Desenvolvimento Económico”, onde fala sobre o processo de Destruição Criativa (ou Destruição Criadora).
Enquanto algumas pessoas podem ter uma predisposição natural para características empreendedoras, o empreendedorismo também pode ser aprendido e desenvolvido ao longo do tempo.
Uma característica importante para quem deseja empreender é manter na mente o desejo magnético para atingir esse mesmo objetivo. Aqui posiciona-se a Tríade do SER que gera o Fazer e conquista o TER.
Eu costumo afirmar que o sucesso acontece quando a preparação, a disciplina encontra a verdadeira oportunidade e essa é uma recomendação importante para quem está nesse aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Um exemplo prático desse conceito aconteceu há cerca de 10 anos quando comecei a minha tese de mestrado sobre Educação para o Empreendedorismo em contexto prisional. Na época a minha professora questionou-me do porquê e de que não iria conseguir realizar a pesquisa e o campo empírico no tempo e no meio envolvente. O que eu sabia de forma inata era a minha motivação e o que não sabia quando iniciei este processo é que nos próximos anos iria ensinar sobre isso, faria palestras, e reuniões de negócios com Empreendedorismo lado a lado e também no coração.
O verdadeiro líder destaca-se pelo modo de pensar, de acreditar e agir. Se tem ou sente o desejo de empreender, mas não sabe exatamente como começar ou acredita que não tem um talento nato para isso, será necessário primeiro fazer um trabalho de ordem emocional na sua própria mente. Sucesso ou fracasso é acima de tudo uma questão de atitude!
Por fim, as competências empreendedoras são um conjuntos de habilidades, traços de personalidade e conhecimentos que os empreendedores precisam para serem bem-sucedidos na criação, gestão e crescimento dos seus negócios.
Assim, podem variar dependendo de contexto, mas não de imperativo:
SER – FAZER – TER
A tríade do sucesso não acontece sem esta equação de autoconhecimento profissional e negocial.
Autoria: sóɴɪᴀ sᴏғɪᴀ ᴍᴏʀɢᴀᴅᴏ, Sᴏᴄɪóʟᴏɢᴀ ᴇ Eᴍᴘʀᴇᴇɴᴅᴇᴅᴏʀᴀ