Pssstt: Receber um “não” de um cliente é o ingrediente tabu para uma experiência desconfortável e que nos leva a determinados sub-nutrientes categóricos (calóricos):
“nem devia ter tentado, para saber que era isto“
“eu já sabia que não ia conseguir fechar este cliente”
“dei tanto de mim e parece que nunca é suficiente“.
Bem, por várias razões as objeções do nosso dia-a-dia profissional engordam a frustração chamada de:
- Acidez na Rejeição Pessoal é um “alimento” quando falamos de um “não”, pois um “não” pode ser percebido como uma rejeição pessoal, afetando a nossa autoconfiança enquanto profissionais e até equipas; muitas vezes, procuramos a validação e aceitação por meio de nossas interações, e um “não” pode verter essa procura do “organismo limpo”.
- Há uma pressão “arterial” para alcançar resultados positivos, e um “não” pode ser visto como um fracasso, não apenas individual, mas também em relação às expectativas da organização; em ambientes competitivos, um “não” pode ser um golpe duro na comparação com os colegas de trabalho – aí está ela a Acidez nas Expetativas e Competitividade.
- Acidez no tempo e dedicação: o tempo e o esforço investidos em conquistar o cliente podem parecer desperdiçados; há um sentimento de frustração por não ver o retorno desejado sobre o investimento feito – sintoma este de acidez ao palato.
- Acidez na reputação profissional, pois há uma preocupação com a reputação profissional, e múltiplos “nãos” podem afetar como o profissional é visto pelos outros.
Então que ilações e lições de Rejeição, Reputação podemos retirar desta falta de nutrientes – sendo eles ácidos – e tornar a nossa dieta profissional mais alcalina?
Enfrentar a rejeição é uma oportunidade para aprender e melhorar o campo da resiliência e a batalha da persistência …
Revisitarmos as nossas feridas profissional e ter um vigilância sobre elas, reconhecendo como elas moldam ou transformam a nossa jornada, faz parte de alimentos alcalinos no nosso caminho para o crescimento profissional e pessoal e, assim uma boa nutrição celular ativa seja com clientes de “não” ou de “sim”.
É sempre um bom momento pra refletir e transformar a frustração em não-perfeição!
Acredito que também você tenha muitas ideias sobre como superar o ‘medo do não’. Partilhe a sua experiência nos comentários desta edição, pois estará a contribuir para o melhor entendimento dos profissionais pessoas que procuram vencer o ‘medo do não’.
Sofia Morgado, Autoria Própria
09/07/2024